top of page

SOBRE

Modelo Pedagógico

horta

SOBRE

Movimento da

Escola Moderna 

A Bué Bebé adota o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), não só pela visão de criança enquanto cidadã competente e com voz, como também por se valorizar a sua sabedoria e experiências no seio familiar. Nesta visão de aprendizagem de forma democrática são privilegiados os Direitos de Participação das crianças desde o seu nascimento. 

A Bué Bebé destaca-se pela organização cooperada em conselho de cooperação educativa, sendo por isso fulcral a partilha de experiências e vivências das crianças e das suas famílias para que se desenvolvam culturalmente projetos e se organizem novas experiências. 

Por se defender a heterogeneidade geracional e cultural procuramos que os grupos sejam constituídos por crianças de diferentes idades para que se aumente a riqueza cultural e as oportunidades de participação. 

A nossa pedagogia dá uma grande importância à comunidade, entendendo-a como protagonista no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças, havendo, neste sentido, saídas ao exterior da creche sempre que oportuno. 

Como aprendemos?

Que tipo de atividades?

As propostas de atividades desenvolvidas surgem e fazem parte do universo cultural de cada criança e família. Estas surgem das questões, interesses e curiosidades das crianças, podendo-se desenvolver de forma individual, pequenos ou grande grupo. As atividades podem ser de cariz exploratório das crianças sobre o mundo que as rodeia, através de propostas culturais e ou trabalhos por projeto- sendo desenvolvidas de forma individual, pequeno ou grande grupo. 

As crianças, progressivamente, vão expressando melhor o que desejam e o que as inquietam; e partir desse registo as educadoras vão propondo dinâmicas e desenvolvendo processos. 

As famílias também participam, recontando as vivências das suas crianças no seio familiar; cada educadora com essas informações atenua a fragmentação do mundo de casa para o mundo da creche.  Por outro lado, acreditamos que a condição de ser cidadã implica sermos participativos na nossa comunidade.

diário

"Para educar uma criança é preciso toda uma aldeia"

bottom of page